ATEC

ATEC

Já com quinze anos de história é atualmente uma das maiores academias de formação do país.

A ATEC surgiu, em 2004, fruto do esforço entre a Volkswagen Autoeuropa, Siemens, Bosch e Câmara de Comércio e Indústria Luso-Alemã, numa altura em que estas entidades consideraram necessária a criação de uma organização que contribuísse para o aumento da qualificação dos profissionais.

Atualmente, uma das modalidades de formação da ATEC é a Aprendizagem, cursos de dupla certificação, escolar e profissional, para jovens com o 9º ano. Nesta altura, a academia começa já a ter a procura espontânea de jovens que terminam o 9º ano e querem ingressar na ATEC, o que mostra que o ensino profissional deixou de ser uma opção de recurso e passou a ser primeira opção.

Outra das modalidades são os Cursos de Especialização Tecnológica (CET), destinados a jovens com o 12º ano de escolaridade ou nível 4 de qualificação, e que pretendem fazer uma especialização antes de entrar no mercado de trabalho ou ingressar num curso superior.

Existem também na ATEC os cursos de Educação e Formação de Adultos, para adultos acima de 23 anos, com o 9º ano, que pretendem requalificar-se.

Adicionalmente, a academia desenvolve programas de Qualificação Profissional para recém-licenciados com dificuldade em ingressar no mercado de trabalho. O programa tem duração de um ano, repartido em 10% na ATEC, a receber formação em soft skills, e 90% em estágio numa empresa. No final do programa, a empregabilidade é bastante significativa. E para a ATEC este ponto é fundamental: a empregabilidade dos nossos formandos é o nosso grande objetivo.

A missão da ATEC é qualificar, posicionando-se como um centro de saber que proporciona qualificação sólida, pertinente para a indústria e para o mercado em geral. O passado da academia evidencia competências na transferência de know-how e partilha de saberes, expressa num elevado índice de empregabilidade dos formandos. Para a ATEC, o futuro do país exige uma preparação para atrair e reter investimento. Necessariamente, o investidor procura técnicos qualificados e é aí que a ATEC tem um papel preponderante, na qualificação de recursos humanos qualificados.