/

NOTÍCIAS & DESTAQUES

/

QUALIFICA MOSTRA TODA A OFERTA DE ENSINO, EMPREGO E FORMAÇÃO NA EXPONOR:
FEIRA REALIZA-SE DE 1 A 4 DE MARÇO
qualifica_6.jpg

Oportunidades de estudar no estrangeiro, diversificada oferta das universidades, jogos, concursos ou desfiles marcam a 11ª edição da Qualifica, Feira de Educação, Formação, Juventude e Emprego, que decorre já de 1 a 4 de março, na Qualifica.

O ambiente motiva o lema da feira - Love the Planet -, sensibilizando os mais jovens para a necessidade de preservar e ter práticas ambientalmente correctas. Como forma de incentivo, a organização da feira promoveu um concurso destinado a alunos dos ensinos secundário e superior, propondo-lhes a realização de um pequeno vídeo alusivo ao tema, alertando para a necessidade da sustentabilidade ambiental como forma de preservamos o planeta. Concorreram dezenas de trabalhos, e destes foram seleccionados seis vídeos. Os grandes vencedores serão anunciados no dia 4, último dia da feira.

São cada vez mais os alunos que procuram uma formação superior além-fronteiras, não só pela qualidade intrínseca de alguns estabelecimentos de ensino, mas até pela perspectiva de um alargar de horizontes. O Canadá, que está no topo dos índices de educação da OCDE, é o país convidado deste ano, estando presentes representantes de seis das principais universidades daquele país norte-americano. Mas também a vizinha Espanha se irá fazer representar através da Universidade Nebrija, de Madrid, uma das maiores faculdades espanholas, com cerca de seis mil estudantes, com uma oferta que abarca quase todos os cursos. Paragem mais distante, mas com uma atractividade muito especial, a República Checa também marcará presença na Qualifica através da Universidade de Marasyk.

Para além das universidades internacionais referidas, estarão presentes na Qualifica as principais faculdades públicas nacionais, como a Universidade de Coimbra, Universidade de Évora e Universidade de Lisboa, os Institutos Politécnicos do Porto, Leiria, Guarda, Coimbra, Viana, Bragança, Viseu e Castelo Branco entre muitas outras universidades privadas.

Presentes estarão também as entidades oficiais com várias atividades, designadamente o ‘Turismo de Portugal’, ‘Instituto Português do Desporto e Juventude’, ‘Instituto de Emprego e Formação Profissional’ e ainda o ‘Programa Operacional Capital Humano’. O leque de propostas para complementar os estudos ou aumentar as qualificações está representado por propostas tão atrativas como o Gap Year ou o Next Level.

O projeto Gap Year propõe aos alunos fazerem uma pausa de ambiente escolar, vivendo outras realidades fora do seu ambiente de conforto. Uma prática usual nos países anglo-saxónicos e que visa “dar mundo” aos participantes, adaptando-os a outras culturas, vivenciando outras realidades socio-económicas e preparando-os para a mundividência, tão necessária para integrar o mercado de trabalho dos dias de hoje.

Já o Next Level é um projeto de acompanhamento e complementaridade para alunos atletas de alta competição, ajudando-os a conciliar as duas vertentes. Uma das caras deste projeto é Cedric Soares, o lateral-direito da selecção portuguesa de futebol, que marcará presença na Exponor para dar o seu testemunho sobre a importância deste projeto e como ele contribui decisivamente para que quem abraça esta ideia possa praticar o seu desporto de eleição sem descurar o futuro.

De salientar ainda que a edição deste ano da Qualifica volta a ser palco de Desfiles de Moda, mostrando a inovação e criatividade das escolas de moda, têxteis e joalharia, que foram desafiadas para apresentarem coleções que recorram a residuos orgânicos, material reciclado e peças reutilizadas. Haverá ainda espaço para Shows de Cabelo, Barba e Maquilhagem, com espetáculos artísticos em que hairstylists, barbers e make-up artists colocam toda a sua arte e imaginação em palco, mostrando, ao mesmo tempo, as principais tendências do mundo da beleza.

O Gaming, outra das propostas mais populares da Qualifica, está também de volta, contando com um espaço para vários torneios e atividades relacionadas com as novas tecnologias do entretenimento. Prevê-se ainda outro momento alto desta edição da Qualifica com a presença do youtuber Tiagovsky, que estará na feira a convite do Instituto de Emprego e Formação Profissional.

Horário:
- 1 a 2 de março das 10h00 às 18h30
- 3 a 4 de março das 10h00 às 19h00