circular economy

Apresentação

ECONOMIA CIRCULAR – PORQUE TUDO ACABA ONDE COMEÇA

A “economia circular” é um sistema de produção e consumo que promove o uso sustentável dos recursos, em ciclos fechados energizados por fontes renováveis, regenerando o capital natural e assegurando o progresso social. O conceito rejeita a constante extração, transformação, consumo e descarte intensivos dos recursos naturais, gerando resíduos.

O consumo em ciclos fechados só é possível se os materiais e produtos puderem ser devolvidos à biosfera e à tecnoesfera em segurança, sem desperdício.

Atualmente a ideia cativa cada vez mais pessoas, entidades e empresas, que colocam a sua experiência e competências ao serviço do ambiente, das pessoas e da economia. Na Qualifica poderá encontrar praças inspiradoras com as melhores práticas de economia circular, para as quais serão convidadas empresas que já implementaram esta prática de conceção de produtos, valorizando os resíduos e usando assim os recursos de uma forma eficiente.

Com este tema pretende-se reforçar o debate, ser inspiradores, encorajar a mudança e acelerar a transição para uma “economia circular”.


NEWSLETTER