Número de visitantes da Feira de Educação, Formação e Juventude superou o registo da edição anterior. Estreia do Salão de Mestrados, Pós-Graduações e Formação Executiva foi um sucesso
A 16.ª edição da Qualifica – Feira de Educação, Formação e Juventude levou 42.206 pessoas à Exponor – Feira Internacional do Porto, entre 12 e 15 de março, com especial predominância de jovens oriundos de mais de 500 escolas do Norte ao Sul do País.
O número de visitantes superou o registo do certame de 2024 (40.731), comprovando a sua crescente atratividade, que levou 160 expositores ao maior recinto de feiras e congressos em Portugal, localizado em Matosinhos, numa altura em que o desemprego jovem apresenta níveis preocupantes, acima dos 20 por cento.
“A Qualifica é um evento de inegável importância, pelo que representa e pelo impacto que esperamos que tenha nas escolhas dos milhares de jovens que por aqui passaram e, também, naquilo que é a necessidade das nossas empresas, resultando num melhor aproveitamento do recurso mais valioso que Portugal tem: as suas pessoas. Não podemos ter um País com cerca de 20% de desemprego jovem e a solução passa por adequar a oferta à procura”, salienta Luís Miguel Ribeiro, presidente do Conselho de Administração da Exponor.
O certame apresentou quatro áreas distintas, contando com um Espaço Ensino – com saídas profissionais, cursos superiores e oferta técnico-profissional -, um espaço Orientação Vocacional, um Espaço Study Abroad e um Espaço Institucional.
“Houve uma recetividade muito grande dos visitantes da Qualifica em relação aos nossos cursos, sabendo que procuramos ajustar constantemente a nossa oferta, com novas áreas de ensino, indo ao encontro das necessidades”, frisa Amélia Abreu, da Reitoria da Universidade do Porto.
“É muito importante para a Universidade Católica Portuguesa estar em eventos como a Qualifica, onde podemos apresentar e esclarecer os jovens sobre as 19 unidades académicas e os mais de 40 cursos que temos para oferecer. A Qualifica proporciona-nos esse contacto com milhares de potenciais interessados, que podem dissipar todas as suas dúvidas diretamente nos balcões das Faculdades”, diz, por seu turno, Ana Vidal, Diretora de Marketing e Comunicação Institucional da Universidade Católica Portuguesa.
Uma das novidades desta edição foi a criação de um escape game exclusivo, em parceria com a ESCAPE IN, levando os visitantes a conhecer a feira e os expositores de uma forma original e cativante. “Foi uma forma gamificada, divertida,de levar os jovens a conhecer alguns stands. O desafio principal foi a mochila de risco, com uma lógica associada: a mochila que carregamos tem de ter aprendizagens novas todos os dias”, lembra Carlos Ferraz, Diretor-Geral da Escape In.
A Qualifica contou igualmente com um espaço reservado para professores, um lounge que conquistou os presentes. “É um espaço muito agradável, para conviver um pouco com outros professores, descansar, tomar um café. Parabéns pela iniciativa”, salienta Paulo Taveira, professor da Escola Secundária de Ponte de Lima.
Realizado a par da Feira de Educação, Formação e Juventude, entre sexta-feira e sábado, o 1.º Salão de Mestrados, Pós-Graduações e Formação Executiva recebeu um público mais adulto, interessado nas propostas de 24 expositores, entre escolas de negócios, universidades e institutos politécnicos.
A crescente necessidade de aprendizagem ao longo da vida, mote desta edição do certame, ficou vincada nos contactos entre os 1.332 visitantes e os representantes das instituições no foyer do Pavilhão 6 da Feira Internacional do Porto.
“Correu muito bem, tivemos o interesse efetivo de mais de uma centena de pessoas na nossa formação avançada”, resume Sara Costa, Chefe da Divisão de Atendimento e Atratividade da Universidade de Coimbra, com um balanço similar a Bruno Mata, Program Advisor da Nova SBE: “Tivemos ao longo destes dois dias conversas muito enriquecedoras. Por exemplo, com uma CEO que quer fazer um Mestrado Executivo Avançado em Gestão e com um profissional que tem o 12.º ano e quase 60 anos, mas que quer continuar na sua jornada de aprendizagem. Essa é uma tendência que se tem vindo a acentuar.”